quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

[IHM] - Atividade Laboratorial 28-02-08

EVOLUÇÃO DAS INTERFACES

Ao analisar, numa perspectiva genérica, as sucessivas gerações de IHMs, um fato sobressai: cada nova geração adiciona uma nova dimensão à anterior, tudo apontando para uma quinta geração de interfaces com dimensão três, construída sobre um sistema operativo que ultrapasse a orientação à tarefa e adopte uma orientação ao documento. Cada documento deverá poder conter um conjunto de sub-documentos de tipos diferentes integrados numa única interface, deixando ao sistema a responsabilidade de mapear transparentemente a funcionalidade de cada sub-objecto de forma ao utilizador concentrar-se apenas no seu documento.
A próxima geração de IHMs beneficiará, certamente, das inovações e da pesquisa nas áreas técnicas de interacção de forma a consubstanciar a própria noção de vanishing interface, ou por outras palavras, o próprio desvanecimento do conceito na sua instanciação. Uma das áreas com sérias promessas nesse campo é a RV, plataforma por excelência para o desenvolvimento duma conjugação de metáforas de mundo real com uma interface centrada no utilizador, orientada ao objecto e que utilize a manipulação directa como técnica de interacção principal.

METÁFORAS DE INTERFACE

1 O que é uma metáfora de Interface?
É um modelo conceitual desenvolvido para ser semelhante, de alguma forma, a aspectos de uma entidade física.
Pode ser baseado em um objeto, atividade , ou em ambos.
1.1 O que é modelo Conceitual.
Descrição do sistema proposto. Como ele deve fazer , como deve se comportar e como se deve parecer.
2 Exemplos:
Abaixo, alguns exemplos de Metáforas de Interface, baseados em atividades e objetos.
2.1 motor de busca
Faz uma metáfora com um motor(engine).
2.2 Portal web
Portal , vem de Porta. Uma metáfora que remete à entrada".
2.3 Lixeira
Lixeira é o exemplo mais clássico de metáforas.Alguns sistemas operacionais , ainda inserem sons reais para a ação de colocar algo em uma lixeira.
2.4 Efeito de folha virando
Alguns sistemas interativos, simulam o movimento da virada de uma folha , quando o usuário passa para uma próxima página.
Atualmente muitos sites já implementam essa metáfora.
2.5 copiar/recortar/colar
Metáforas de ações reais.
2.6 Carrinho de Compras
Metáfora utilizada em sistemas e- commerce, que remete ao carrinho de compras utilizado em um supermercado.
3 VantagensDentre as vantagens de metáforas de interface, destaco:
3.1 Facilita o Aprendizado do sistema
Utilizando metáforas , o sistema se torna mais fácil a aprendizagem. (principalmente para usuários leigos)
3.2 É mais fácil entender uma interface que usam elementos que o usuário já está familiarizado.
Utilizar termos como "lixeira" , "cortar" , "carrinho de compras" torna o sistema mais familiar ao usuário.
4 DesvantagensDentre as desvantagens, destacam-se:

4.1 Não motiva o usuário a entender o sistema "além-metáfora".
O problema quando se cria um sistema fortemente baseado em metáforas, é limitar o entendimento de tudo no mundo das metáforas.
Nesse tipo de sistema, quando se implementa uma funcionalidade , que não se baseia em metáforas, o entendimento fica confuso.
Exemplo:- Sistemas Virtuais (3d), altamente representativo com metáforas de interface.
4.2 Compromete a usabilidade.
Em muitos casos, converter um objeto/ação para sistemas virtuais , pode comprometer a usabilidade.
Exemplo:
- Os atuais sistemas que utilizam efeitos de transição de páginas em websites, utilizam a tecnologia Flash, tornando menos óbvio, e menos acessível ao usuário.
- Como mostrado , o McDonald utiliza(va) a metáfora "Ir ao caixa".Apesar de remeter uma ação real, é uma metáfora pouco usual na Internet, prejudicando a velocidade de aprendizagem.

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