quinta-feira, 15 de maio de 2008

[SIN-II] - Atividade 15-05-07

EQUIPE DE HARDWARE

1) Faça um comparativo entre as tecnologias CISC e RISC.


CISC: - Os computadores CISC estão ficando demasiadamente complexos, com várias centenas de instruções e dezenas de modos de endereçamento.
- Um grande questionamento é se muitas das intruções complexas são de fato necessárias nos programas “típicos”.
- Levantamentos feitos mostram os comandos mais usados pelos programas. Eles se concentram em alguns poucos comandos, em geral bastante simples.
- Arquitetura CISC se justificava pela velocidade lenta da memória no passado: após precisar de um acesso à memória para buscar uma instrução da memória, a execução das microinstruções resultantes nem sempre precisam de acesso à memória.
- No entanto, as memórias de hoje são bem mais rápidas, e dispensam talvez o uso de uma ROM dentro do processador contendo as microinstruções. - Com as constatações sobre a arquitetura CISC: Um microprograma complexo significa maior tempo para decodificar e executar uma instrução complexa, muitas das quais raramente são usadas.
- A vantagem da CISC por causa da memória lenta já não vale diante de memórias modernas mais rápidas.
Surgiu a arquetitura RISC: Reduced Instruction Set Computer.
RISC: - Não há microprograma para interpretar as instruções.
- Existe um conjunto reduzido de instruções simples RISC parecidas com as microinstruções da arquitetura CISC.
- O código gerado pelos compiladores é constituído de instruções simples desse conjunto reduzido. Essas instruções são armazenadas na memória RAM, buscadas e executadas diretamente em hardware na CPU, sem nenhuma interpretação.
- As instruções são executadas na sua maioria em apenas um ciclo da máquina.

Nenhum comentário: